quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso coordena as atividades do nosso organismo através de impulsos nervosos.

Os neurônios são capazes de conduzir as alterações geradas pelos estímulos e reagir aos mesmos. São formados pelos dendritos, axônio e corpo celular. Os dendritos sempre recebem os impulsos nervosos conduzindo-os ao corpo celular e em seguida ao axônio, onde ocorre a passagem dos impulsos para as outras células através de conexões chamadas sinapses.

 
Em alguns órgãos como o encéfalo e a medula, percebe-se a presença de uma região branca e uma região acinzentada. A região cinza é formada pelos corpos celulares, e a região branca pelos axônios que são isolados do meio externo por uma substância lipoprotética, a mielina.

Para se propagar, os impulsos nervosos necessitam de uma diferença de potencial elétrico entre o meio externo e interno das células vivas. Quando a célula não está recebendo informação ou seja em repouso, ela possui uma membrana impermeável aos ions de sódio, e com a concentração de potássio no meio intracelular, a célula torna-se polarizada. Ao ser estimulada, a membrana do neurônio fica permeável ao sódio e respectivamente torna o interior da célula positivamente carregada. Essa alteração na distribuição de cargas elétricas chama-se despolarização. Chegando ao fim do estimulo, a célula volta ao potencial de repouso, fenômeno conhecido como repolarização. 

Quando os impulsos nervosos chegam ao final do axônio, as visículas liberam neurotransmissores que atravessam a sinapse e se ligam a moléculas receptoras da outra célula. Não há contato entre as células.

Um comentário: