quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sistema Respiratório

Todas as células do corpo humano realizam a respiração celular no interior das mitocôndrias. As substâncias capturadas por meio da inspiração são levadas até as células através do sangue, que ao passar pelos pulmões devolve o gás carbônico e capta o gás oxigênio. Processo chamado Respiração Pulmonar.

Os componentes do Sistema Respiratório são:

  • Cavidades nasais: Formada por duas cavidades divididas por uma parede cartilaginosa, chamada septo nasal e por células ciliadas, as quais empurram o muco para o meio externo. O muco impede a passagem de partículas estranhas para os alvéolos. Começam nas narinas e terminam na faringe.
  • Faringe: Participa do Sistema Digestório com a passagem do alimento para o esôfago e do Sistema Respiratório com a passagem de ar para a laringe.
  • Laringe: Se inicia no glote, que apresenta uma “válvula” chamada epiglote que ao se fechar empede que o alimento entre na laringe. As pregas vocais são sons que se formam com a passagem de no revestimento interno da laringe.
  • Traquéia: É revestida por uma grande parede de cartilagem para manter a traqueia sempre aberta para a passagem de ar.
  • Brônquios e bronquíolos: Ao passar pela região superior do peito, a traqueia se divide em dois tubos menores revestidos por um epitélio ciliado produtor de muco, denominados brônquios. Nos pulmões, os brônquios se ramificam formando os bronquíolos, tubos cada vez mais finos.
  • Pulmões e alvéolos pulmonares: Os pulmões são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de altura. São envolvidos por duas membranas, as pleuras, que são preenchidas por um liquido viscoso mantendo a tensão superficial e permitindo que ambas deslizem uma sobre a outra. Cada pulmão apresenta vários conjuntos de alvéolos que recebem o ar e realizam trocas gasosas. A grande proximidade do sangue com o ar alveolar permite que ocorra troca gasosa entre eles, processo denominado hematose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário