quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sistema Urinário

O Sistema Urinário está relacionado com a quantidade de volume e da composição do líquido extracelular de uma pessoa.

Tudo começa apartir dos rins que apresentam uma estrutura chamada néfron, no qual se responsabiliza pela filtração do sangue. O sangue é filtrado na cápsula glomerular pois a pressão exercida neste local passa a ser grande por causa da passagem do sangue que é vagarosa, podemos chamar esse filtrado de urina inicial. Composta de água e outras partículas que foram capazes de serem filtradas, a urina inicial precisa ser novamente reabsorvida deixando apenas as substâncias que o orgânismo não utilizará, como uréia, amônia, substâncias em excesso… Esse processo ocorrerá no túbulo néfrico.

  • Rins: São órgãos excretores no tamanho de 10 cm.

  • Néfrons: Possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula glomerular, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça e pelo tubo contornado distal. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.

Evite comer alimentos que contenham muito sal porque a concentração do mesmo é regulado pelos rins e quando há muito em nosso organismo, ele é excretado. Evite também beber líquidos que contenham álcool, porque o consumo exagerado causa problemas na saúde, em lugar do álcool consuma água ajudando assim o funcionamento dos rins!

Nenhum comentário:

Postar um comentário